REIKI



O que é?

O Reiki é uma técnica redescoberta no Japão por Mikao Usui no século XIX que remonta a antiga arte budista de canalizar a energia através das mãos. A captação dessa energia se dá por uma sintonização mental, em que a energia entra pelo Chakra Coronário do reikiano localizado no topo da cabeça, passa pelo Chakra Cardíaco, localizado na área do coração e de lá é distribuída para as mãos, por onde é transmitida a energia Reiki para outra pessoa. O nome Reiki significa Energia Vital (Ki), direcionada e mantida pela Sabedoria Universal (Rei). O objetivo desta prática é restabelecer, por meio de limpeza, desbloqueio e ativação dos chakras e meridianos, o alinhamento dos centros de energia do corpo (chakras), promovendo o equilíbrio energético para ativar o sistema de autoequilíbrio e restaurar a saúde.

Como isso funciona?

Durante as sessões o Reikiano colocará as mãos sobre o corpo de uma pessoa com o objetivo de mudar a oscilação ou vibração das energias. Como a vibração da energia Reiki é de frequência mais alta, as energias dissonantes tendem a buscar o equilíbrio, ou seja, aumentar o padrão vibratório, limpando e reativando nossos centros de energia, meridianos e padrões energéticos. Dessa forma, a energia flui em perfeita harmonia e equilíbrio.

Curiosidades

A prática do Reiki é segura e não gera nenhum efeito colateral e nem está ligada a uma religião, podendo ser aceita por pessoas de diferentes origens e crenças. Também pode ser aplicada em conjunto com outras técnicas terapêuticas, como a acupuntura, por exemplo.

Não é necessário acreditar no Reiki para que ele se propague ou faça efeito. A terapia independe de nosso estado físico, mental ou emocional para agir.

O Reiki é transmitido de mestre para discípulo, por meio da sintonização do discípulo com a energia universal. São necessários três graus de aprendizado até que o discípulo seja habilitado a se tornar Mestre em Reiki. No primeiro grau, o Reiki revela um novo mundo de experiências de cura, que se estendem desde a cura de si mesmo e de outras pessoas até a cura da sua casa e do mundo. No segundo grau, o desejo de aperfeiçoar-se leva o Reikiano a um contato mais profundo com os mistérios da energia e com os modos como ela transcende nossas ideias de Tempo e Espaço. No terceiro grau, o Reiki permite a vocação de ensinar a outras pessoas, implicando o compromisso de orientá-las em sua jornada espiritual e de ajuda-las a realizar seu pleno potencial em vida.

Reiki no SUS e estudos científicos

Hoje o Reiki é uma das técnicas reconhecidas e recomendadas dentro da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS e seu uso está cada vez mais difundido não apenas em hospitais públicos, como também em hospitais particulares e clínicas.

Exemplos de estudos científicos publicados de Reiki

 “Efeitos do Reiki ao nível da dor, ansiedade e parâmetros hemodinâmicos no pós-operatório de cesarianas: um estudo clínico aleatório e controlado.“Os resultados desta investigação demonstraram que a aplicação de Reiki reduziu a intensidade da dor, a ansiedade e os valores relativos à respiração, assim como a necessidade de analgésicos. O estudo recomenda a aplicação de Reiki para reduzir a dor e a ansiedade nas mulheres sujeitas a uma intervenção por cesariana.
 “Uma sessão de Reiki em enfermeiras diagnosticadas com síndrome de Burnout tem efeitos benéficos sobre a concentração de IgA salivar e a pressão arterial.“ Este estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo, concluiu que uma sessão de Reiki de 30 minutos consegue produzir uma melhoria imediata e estatisticamente relevante a resposta de IgAs e da pressão arterial diastólica em enfermeiras com síndrome de Burnout.
“Os efeitos da terapia Reiki na dor e ansiedade de pacientes que frequentam uma unidade oncológica e de infusão de dia.“O estudo conduzido em 118 pacientes com cancro revelou que as sessões de Reiki foram úteis para a melhoria do seu bem-estar, relaxamento, alívio da dor, qualidade do sono e redução da ansiedade, concluindo que disponibilizar a terapia Reiki em hospitais pode dar resposta às necessidades físicas e emocionais dos pacientes.
“O Reiki melhora a homeostase da frequência cardíaca em ratos de laboratório“Os resultados apontaram para uma redução significativa da frequência cardíaca, sugerindo um efeito homestásico do Reiki e concluindo que o Reiki é eficaz na modulação da frequência cardíaca em ratos stressados e não stressados, suportando o seu uso como redutor do stress em humanos
Principais benefícios:

Neste tipo de terapia se usa técnicas de meditação e exercícios de respiração, levando a alguns benefícios como:

1. Diminui sintomas de estresse e ansiedade
Este tipo de terapia pode ser uma excelente aliada para o tratamento da ansiedade, devido à sensação de relaxamento e bem-estar que proporciona. Consequentemente, através do Reiki é possível reduzir também os sintomas do estresse, que provocam a ansiedade, promovendo o sentimento de paz interior e servindo como calmante, pois se utiliza técnicas de respiração e meditação.

2. Ajuda no tratamento da depressão
O Reiki pode ser usado para auxiliar o tratamento de depressão, pois através da aplicação das técnicas de imposição das mãos é possível alinhar a energia vital do corpo e reduzir os sintomas provocado por essa doença, como tristeza excessiva, cansaço físico e perda de energia e de interesse nas atividades que antes geravam prazer.

3. Reduz dores crônicas
O relaxamento produzido durante a prática do Reiki contribui para a diminuição das dores crônicas, como dor na coluna e na cabeça, pois é capaz de reduzir as tensões e fadiga muscular, por exemplo. Desta forma, pode ser necessário reduzir o uso de comprimidos analgésicos e relaxantes musculares, no entanto, é recomendado não deixar de fazer acompanhamento com o médico, que pode ser ortopedista ou neurologista.

Além disso, os efeitos do Reiki sobre as dores crônicas podem ser sentidos nas primeiras sessões, pois o reikiano vai desacelerar a energia da pessoa, mudando a vibração e a velocidade, produzindo ondas alinhadas nos chackras equivalentes aos órgãos afetados.

4. Alivia os sintomas da insônia
A sensação de bem-estar provocada pela realização do Reiki é capaz de aumentar a liberação de hormônios como serotonina e endorfina, que são excelentes aliados para afastar a insônia. E ainda, o Reiki causa relaxamento, o que também age para uma melhor noite de sono. 

5. Melhora a qualidade de vida

  • Benefícios do Reiki na gravidez

Através das técnicas aplicadas no Reiki pode-se melhorar a qualidade de vida, pois é um tipo de terapia que libera as tensões emocionais, fazendo uma limpeza na mente, promovendo relaxamento interior. O Reiki gera na pessoa sentimentos de esperança, bem-estar, alegria, paz e autoconfiança e isso faz com que seja possível realizar as tarefas diárias com mais facilidade e mais ânimo. 

Essas situações são ferramentas ideais para melhorar a qualidade de vida, por isso pode-se dizer que o Reiki é uma terapia que pode melhorar a saúde física e mental de uma pessoa.

O relaxamento e calma proporcionados pelo Reiki podem ser muito úteis durante a gestação, pois podem diminuir a insegurança e o estresse comuns neste período, e proporcionar um parto com maior tranquilidade.

Além disto, o controle do estresse diminui a produção de hormônios negativos, como cortisol e adrenalina, que podem provocar aumento da pressão arterial, pré-eclâmpsia e aumentar o risco de parto prematuro.

Princípios do Reiki
Existem alguns fundamentos que foram construídos pelos fundadores do Reiki há muitos anos atrás e foram essenciais para a formulação dos princípios desta técnica. Esses princípios do Reiki são usados pelo terapeuta para ajudar uma pessoa a seguir o caminho espiritual, levando-a a refletir, observar e mudar aos poucos os comportamentos negativos. Esses princípios baseiam-se em:

·         Não se irritar;
·         Não se preocupar;
·         Ser grato;
·         Trabalhar com afinco;
·         Ser amável e gentil.

Durante a sessão a pessoa é levada a pensar nestes cinco princípios com os olhos fechados, tentando compreender a causa dos problemas.

Diferentes tipos de Reiki

Hoje há algumas derivações de Reiki além do Reiki Usui tradicional, como por exemplo o o Reiki Essencial (que surgiu para facilitar a prática), o Reiki Tibetano, o Karuna Reiki, o Reiki Cristais, o Reiki Egípcio, o Reiki Essênios e até mesmo o Reiki Xamânico, que é baseado na sabedoria dos indígenas.

Agende já a sua sessão conosco e perceba os benefícios do Reiki em sua vida!