Acupuntura Estética


Todos sabemos da importância da acupuntura para alívio de dores e tratamento de diversas doenças, mas o que poucos sabem são os benefícios da acupuntura para a estética do corpo.
A acupuntura voltada para a estética corporal é uma excelente alternativa que visa olhar o paciente como um todo, afinal muitos problemas estéticos são originados por desequilíbrios emocionais e energéticos nos órgãos e sistemas. Dessa forma, tratamos não apenas os sintomas, como também as causas que originaram as disfunções estéticas no organismo.

Como funciona a Acupuntura Estética?

A técnica combina a Acupuntura Clássica com os benefícios da Eletroacupuntura em pontos específicos para a redução de medidas (eletrolipólise), acupuntura sistêmica com agulhas ou laser acupuntural, drenagem com Ventosaterapia, Auriculoterapia e Magnetoterapia. Esse tratamento auxilia as dietas de perda de peso, reduz a gordura localizada, ativa a circulação sanguínea, linfática e energética da pele. Há ainda a redução considerável da celulite, o aumento do metabolismo, redução do apetite e melhora do tônus e viscosidade da pele, combatendo a flacidez corporal. Pode ainda ser um forte aliado no tratamento de rugas e envelhecimento facial.

Quais os tratamentos mais indicados?
1    
       1) Gordura localizada e celulite

Quando não há resultados com dietas e exercícios físicos, um dos tratamentos bastante utilizados para redução da gordura localizada é a eletrolipólise associada a ventosaterapia.

eletrolipólise é um tratamento que usa corrente elétrica bidirecional de baixa frequência para reduzir a gordura localizada, promovendo a quebra das células lipídicas e ajudando também na redução de medidas.

 Nesse método são inseridas agulhas em pontos específicos do organismo associadas a correntes elétricas bidirecionais de baixa frequência para potencializar o efeito promovido das agulhas. A eletricidade é usada para estimular a lipólise, processo de quebra de gordura, provocando mudanças fisiológicas nas células adiposas e aumentando seu metabolismo, acelerando o gasto calórico. Ela também incrementa o fluxo sanguíneo, melhorando a circulação no local.

Para quem dispensa o uso de agulhas, a técnica pode também ser realizada com eletrodos - condutor de baixa resistência - que são posicionados na região do corpo que será trabalhada.

O procedimento aumenta significativamente a atividade e renovação celular, melhora a circulação e promove a produção local de certos hormônios que estão relacionados com a eliminação de toxinas e elementos residuais. Através desta, o tecido é bem nutrido, há melhora da sua elasticidade e textura.
Em complemento ao uso da eletrolipólise, realiza-se a ventosaterapia para facilitar a drenagem local e estimular o processo circulatório de forma fisiológica.

A eletrolipólise é contraindicada para pessoas com transtornos cardíacos, pois podem apresentar reações adversas, e portadores de marca-passo, já que a corrente pode prejudicar seu funcionamento. Além disso, insuficiência renal, patologias circulatórias como flebites, embolias, varizes, processos infecciosos e inflamatórios, neoplasias são contraindicados sob o risco de piora do quadro clínico.

2     2) Emagrecimento

Todo e qualquer atendimento de acupuntura é precedido pelo diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Dessa forma, a acupuntura em si não atua reduzindo seu peso, mas sim equilibrando o organismo em todos os aspectos que originam o ganho de peso. Mas então como a acupuntura ajuda a emagrecer? Com o tratamento de acupuntura dispomos de várias técnicas que usam não apenas as agulhas, como também laser acupuntural, magnetos, sementes, cristais, moxabustão, auriculoterapia dentre outros. Assim, o tratamento promove o equilíbrio do organismo, a redução da ansiedade, a redução do apetite compulsivo, a redução da compulsão por doces e massas. Promove também maior eliminação das toxinas e a redução dos inchaços no organismo. A acupuntura regula o organismo, reequilibra os órgãos internos e aumenta o bem-estar geral sendo, portanto, um forte aliado para a manutenção das dietas e exercícios físicos.

3     3)  Antiflacidez

A flacidez é um problema estético que incomoda muitas pessoas e também pode ser amenizada com a eletroacupuntura. A técnica reequilibra as funções do corpo, melhorando a textura da pele e enrijecendo os músculos. A passagem da corrente elétrica promove um aumento do calor local, aumento da dilatação vascular e aumento consequente do fluxo sanguíneo, aumentando o metabolismo e o trofismo local estimulando a trama de tecido colágeno subcutâneo. Há ainda ação anti-inflamatória que auxilia na redução do edema local e outra ação neuro-hormonal que promove reequilíbrio dos hormônios do organismo

       4) Antirrugas

Um dos procedimentos mais divulgados atualmente é a acupuntura na estética facial por se tratar de um método natural que não causa danos e deformidades faciais. Ela tem como objetivo melhorar a oxigenação, a circulação local, o metabolismo, a sustentação da pele, trabalhar os músculos faciais e diminuir a acne e excesso de oleosidade da pele.
Na acupuntura, a face é uma das principais partes do corpo a serem avaliadas, porque é nela que podemos descobrir os desequilíbrios energéticos em determinadas partes do corpo. Assim, tratando o rosto, estamos também cuidando do físico, do emocional e recarregando as energias.
No tratamento facial, podemos utilizar as agulhas associadas a correntes elétricas, além do laser acupuntural. Ao final da aplicação, a drenagem linfática facial é realizada para potencializar a harmonização do fluxo circulatório da região trabalhada.

Benefícios gerais da acupuntura estética:

- Controle do apetite e da compulsão por alimentos específicos, auxiliando o emagrecimento
- Redução da flacidez
- Redução da gordura localizada e das medidas corporais
- Redução da celulite
- Redução da prisão de ventre
- Redução dos inchaços no corpo
- Regulação dos hormônios
- Melhora a qualidade do sono
- Redução da ansiedade
- Melhora da autoestima
- Redução das rugas e expressões faciais
- Melhor controle da acne
- Melhor controle das dermatites atópicas e urticárias
- Tratamento da psoríase / melasma / vitiligo
- Tratamento de Herpes Zoster
- Tratamento dos cabelos e unhas

Quais as contraindicações?

Não existe praticamente nenhuma restrição quanto ao uso da acupuntura, salvo algumas exceções e casos bem especiais na aplicação da eletrolipólise (citada acima).
O ideal é que sempre procure tratar esses problemas antes de dar início as sessões de acupuntura. Se tiver qualquer infecção de pele, seja bacteriana ou viral, também não será possível iniciar nenhum tratamento. Mulheres grávidas também devem informar seu estado, mesmo nos estágios iniciais das primeiras semanas de gestação, e consultar seu médico responsável para saber se estão autorizadas a fazer as sessões de acupuntura.

Como é possível perceber, o que não faltam são motivos para optar pela acupuntura, seja pela quase ausência de restrições, pelos inúmeros benefícios ou pela inexistência dos riscos presentes em outras terapias.