Terapia com Ventosas ou Ventosaterapia



As ventosas estão na mídia desde a sua ampla divulgação no tratamento de atletas famosos nas Olimpíadas de 2016, então abrirei um espaço para falar sobre essa técnica tão importante dentro das terapias oferecidas na Medicina Tradicional Chinesa. Os famosos círculos vermelhos visualizados nas regiões do corpo de pessoas correspondem ao sinal de uma sessão de ventosa realizada recentemente.

A técnica é conhecida na China como Ba Guan ou Terapia com Ventosas e tem milhares de anos de história. Sua aplicação visa a atingir órgãos e vísceras internos do corpo, já que temos muitos pontos de pressão, cerca de 361 pontos distribuídos ao longo do nosso corpo. 

Sua indicação principal é o alívio das dores, já que a ventosa libera o "Qi estagnado", ou seja, desbloqueia os pontos energéticos obstruídos que causam dor e desconforto em nosso organismo. A ventosa atua diretamente no tecido conjuntivo, liberando as fáscias e aumentando assim a irrigação tecidual e oxigenação dos tecidos musculares, amenizando também os processos inflamatórios e regiões de tensão muscular.

Sua aplicação pode ser de forma fixa (acuponto ou ponto ASHI) ou de forma móvel, seguindo o trajeto dos meridianos acupunturais. Há no mercado diferentes equipamentos que podem ser utilizados, desde os tradicionais copos de vidro, bambu ou madeira aos atuais copos de acrílico que são acompanhados de pistolas com o objetivo de promoverem o vácuo mais facilmente na região.  Há ainda a ventosa facial e as ventosas magnéticas, muito indicadas também na terapia.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a aplicação das ventosas regulariza o fluxo do Qi e do Sangue e ajuda a extrair e eliminar fatores patógenos como o Vento, Umidade, Calor e frio, sendo altamente eficaz quando o fator patógeno externo ainda se encontra na área energética superficial do corpo, no nível do Wei Qi (defensivo). A ventosa também pode ser usada para diagnóstico, visto que a coloração obtida na pele determina a cronicidade ou não da doença.

Efeitos e indicações gerais: 
-purificação do sangue, 
-melhora da circulação, 
-regulação do sistema nervoso autônomo, 
-favorece a drenagem linfática, 
-reduz reumatismos nas ariticulações (favorece produção de fluidos sinoviais), 
-reduz espasmos e tensões musculares, 
-ativação os Chakras, 
-indicado em transtornos gastroentéricos,
-fortalecimento dos órgãos respiratórios (fumantes, distúrbios respiratórios),
-estímulo sensitivo,
-alivia dores de cabeça crônicas,
- alívios de fadiga, estresse, cansaço,
- ameniza dores generalizadas,
- reduz a tensão muscular,
- ativa pontos acupunturais desejados,
- eficaz contra doenças crônicas como reumatismo, neuralgia,
- eficaz em paralisia facial,
- ameniza hipertensão arterial,
- favorece cicatrização (quelóides, queimaduras),
-lombalgias,
-torcicolos,
-fibromialgia,
- indicação em estética (modelagem da gordura corporal - endermoterapia)


No espaço Acupunturana, a Terapia com Ventosas faz parte do tratamento de Acupuntura, tanto nas sessões de acupuntura geral quando de acupuntura estética. Agende uma sessão experimental, os resultados são maravilhosos.