Acupuntura em Pediatria


A Acupuntura em Pediatria é uma área desenvolvida pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) desde a Dinastia Ming (entre 960 e 1279 dC). Segundo a MTC, as crianças possuem diferenças constitucionais importantes com relação à saúde adulta, o que ocasionou o desenvolvimento de métodos seguros de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da infância.

No Brasil a maior parte das pessoas desconhece a atuação da Acupuntura na saúde infantil. No entanto, sua atuação é vasta e abrange várias doenças infantis, tais como:
- cólicas em bebês
- problemas digestivos (vômitos, diarreias, má digestão)
- problemas respiratórios (asma, bronquite, resfriados recorrentes)
- febres
- alergias alimentares (intolerância alimentar)
- rinite, sinusite
- irritabilidade
- diabetes infantil
- baixa imunidade
- insônia, pesadelos
- falta de concentração nos estudos
- outros...

A Acupuntura a Laser (foto - criança de 3 anos de idade) é uma técnica que eu indico em crianças pois sua aplicação é rápida, indolor e dispensa o uso das tão temidas agulhas. Esse laser possui uma ponta adaptada de Acupuntura que simula o mesmo efeito da agulha, além de ser analgésico e antiinflamatório. 

Em complementação ao tratamento de  Acupuntura a Laser, a criança também pode ser tratada com outras técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, tais como ventosas, moxa, magnetos, auriculoterapia, do-in, cromoterapia, florais, além da técnica japonesa conhecida mundialmente como Reiki. Dependendo da patologia da criança, são necessárias mais sessões de acupuntura (de 5 a 20 sessões), com acompanhamento semanal e intervalos cada vez maiores entre as sessões conforme a criança melhore seu quadro geral.