Chakras

CHAKRAS


    Chakras são vórtices de energia localizados em partes específicas do nosso corpo, que vibram em frequência alta e, por isso, são invisíveis aos olhos físicos.

   Chakra significa roda em sânscrito – círculos de energia que giram em torno de si mesmos. São portais de recepção e transmissão de energias. Podem ser vistos e sentidos com técnicas e exercícios específicos.

   O equilíbrio dos nossos Chakras depende de alguns fatores, tais como: emoções, respiração, alimentação, controle dos pensamentos, meditação e exercícios.

    Sentimentos como a raiva, mágoa, medo ou tristeza fecham os portais superiores do amor, da intuição ,da força espiritual, da juventude e abrem os portais inferiores da ganância, descontrole sexual, agressividade, perdas financeiras, dificuldade afetiva e velhice. Dessa forma, nosso pensamento é energia que ativa o campo eletromagnético que por sua vez ativa os Chakras.

   Os Chakras absorvem a energia universal ou primária (chi, Ki, orgone, prana...), decompõem-na em suas partes e, em seguida, mandam-na, ao longo de rios de energia chamados “nádis” para o sistema nervoso, as glândulas endócrinas e, depois, para o sangue, a fim de alimentar o corpo.

    É importante abrir os Chakras e aumentar o fluxo de energia porque, quanto mais energia deixarmos fluir, tanto mais sadios seremos. A doença do sistema é causada por um desequilíbrio da energia ou uma obstrução do seu fluxo. Em outras palavras, uma falta de fluxo no sistema da energia humana acaba levando à doença. Isso também distorce nossas percepções e deprime nossos sentimentos e por esse modo, interfere numa  severa experiência de vida. Não estamos preparados psicologicamente, entretanto, para ficar abertos sem trabalhar e sem desenvolver nossa maturidade e clareza.


Histórico do Eletromagnetismo:

-No século XIX a ciência descobriu os fenômenos eletromagnéticos e definiram o campo como um espaço capaz de produzir uma força – Faraday e Maxwell. Nasceu, assim, o conceito de um universo cheio de campos criadores de forças, que interagem umas com as outras. Surgiu então uma estrutura científica que possibilitou explicar nossa capacidade de influir uns nos outros à distância, através de meios diferentes da fala e da visão. Assim, sentimos as pessoas sem estarmos perto delas, falamos em boas e más vibrações, mandamos energia para os outros, lemos os pensamentos dos outros, sabemos se gostamos de alguém ou não, se sairemos bem em determinada situação... tudo isso explicado pela harmonia ou não de nossas interações de campo.

-1911: Dr. Kilner: primeiros estudos do efeito do campo eletromagnético em nosso organismo, observando o que chamou de “aura”. Essa difere de pessoa para pessoa, dependendo da idade, sexo, capacidade mental e da saúde. Doenças por exemplo aparecem com manchas ou irregularidades da aura – o que o levou a desenvolver o diagnóstico na base da cor, textura, volume e aparência geral do invólucro corporal. Em 1900 também foi desenvolvida a Radiônica, sistema de detecção, diagnóstico e cura à distância, utilizando o campo da energia biológica humana.

-Meados de 1930: Dra. Kunz observou que: “quando o campo vital é saudável, há em seu interior um ritmo autônomo natural” e que “cada órgão do corpo tem um ritmo energético correspondente no campo etérico.” Estando o corpo inteiro e sadio, os ritmos se transferem facilmente de órgão para órgão. Estando doente, tanto os ritmos quanto os níveis de energia se modifica e a energia não flui, apenas dissipa, se perde. A impedância fica má combinada.

-Em 1988, aparelhos de física conseguiram detectar de forma científica as cores áuricas e suas respectivas freqüências de onda. Assim, cada cor tem sua faixa de frequência e sua correspondência com os Chakras. Azul 250-275 Hz. Verde 250-475 Hz. Amarelho 500-700Hz. Laranja 950-1050 Hz. Vermelho 1000-1200 Hz. Violeta 1000 a 2000 Hz. Branco 1100 a 2000 Hz. Cada Chakra apresenta portanto sua cor específica, vibrando órgãos específicos.

-Atualmente nossos Chakras podem ser visualizados por imagens conhecidas como Foto Kirlian - bioeletrografia.


Terapias conhecidas que usam os Chakras:

-Meditação

-Cromoterapia: método terapêutico de tratamento contra várias patologias por meio de luzes de cores de intensidades diversas.

-Reiki

-Acupuntura – Trabalha conhecimentos da MTC

-Yoga: prática meditativa indiana - budismo

-Tai Shi Chuan – yoga chinês. Forma de meditação em movimento

-Lian Gong – prática corporal que une a MTC com a Medicina Moderna Ocidental. Trata e previne doenças.


-Cura Prânica: os glóbulos de vitalidade (aglomerados de prana branco) são absorvidos pelo Chakras, onde são “digeridos” e separados em seus componentes. Quando o prana branco é decomposto, produz seis tipos de pranas coloridas correspondentes ás cores do arco-íris.