O medo e o Rim na visão da MTC


       Segundo a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), o medo está fortemente ligado à autopreservação, à vontade ou ao desejo de viver. Há vários graus de estímulo do medo, sendo que podemos manifestar desde as sensações de pavor e terror até a perda temporária do controle da evacuação e micção. O medo então pode ocasionar tanto a paralisia (perda da mobilidade) quanto a luta (tentativa de escapar do perigo), a depender das circunstâncias específicas. Nesses casos, a paralisia pode associar-se com a indecisão ocasionada pela fraqueza da Vesícula Biliar. Já a luta ou fuga associa-se ao medo (emoção dos rins) ou raiva (ocasionada pelo fígado).

         O estresse contínuo da vida moderna pode resultar, em alguns casos, em um estado de ansiedade e temor que torna-se crônico, o que causa a enurese em crianças ou pode resultar sintomas como agitação e insônia em adultos.

             No campo dos sentimentos, os rins representam ainda a capacidade de nos relacionarmos com as pessoas, principalmente as experiências afetivas com os parceiros e familiares. Dessa forma, a capacidade de amar é ligada aos rins, pois esse sentimento estabelece os laços afetivos, unindo as pessoas para estas compartilharem uma vida em comum. A maneira como essa parceria entre as pessoas é formada estabelece as funções renais, sendo que pessoas que são coerentes e conciliadoras com seus parceiros apresentam bom funcionamento renal.

               Os rins também filtram nossas emoções com relação ao futuro. Assim, pessoas que temem e são inseguras quanto o futuro apresentam problemas nos rins, sendo que as pedras nos rins podem ser comparadas com as pedras que colocamos em nossos caminhos, como obstáculos a serem superados. O medo do futuro portanto causa comprometimento da função renal, o que ocasiona retenção de água no corpo e problemas de circulação. 

        Dessa forma, cabe a cada um a busca pela identificação dos nossos medos, afinal só conseguiremos enfrentar o medo que sentimos quando conseguimos entendê-lo. A compreensão desse sentimento é o primeiro passo para que o mesmo aos poucos deixe te ter tanto significado em nossas vidas, afinal a melhor forma de vencermos o nosso medo interior é encarando-o de frente. Pense nisso!

             Não perca tempo e procure ajuda profissional. A acupuntura e o Reiki conseguem reequilibrar as funções renais e os sentimentos ocasionados pelo desequilíbrio nesse órgão tão vital e importante para nosso organismo.